Entenda a psicologia das cores e saiba como usar ela ao seu favor no seu negócio
É muito comum no mundo do design ouvirmos a respeito da importância das cores e como ornar tons que combinem com o ambiente, mas você sabia que isso pode ser aplicado em diversas áreas, uma delas é o marketing. Como já abordamos aqui , existem diversos significados por trás de uma identidade visual e isso é expressado através da paleta de cores escolhidas para o logo ou uma fachada.
De acordo com algumas pesquisas de mercado, cerca de 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é um fator importante e um dos mais contribuintes para a decisão final de comprar algo. “A cor representa cerca de 85% da razão pela qual você comprou um produto especifico”, segundo Neil Patel do Quick Sprout.
Bom, já deu para notar que não podemos deixar as cores de lado na hora de pensar na comunicação visual do seu negócio, é importante saber qual sensação/emoção você quer causar no seu consumidor e apostar no tom que transmita a mensagem que você deseja passar.
Qual o significado de cada cor?
Agora, vamos falar um pouco sobre o conceito de cada cor e como elas podem ajudar a sua marca.
Diariamente, diversos profissionais consideram o significado das cores na hora de iniciar um trabalho, um projeto.
Quando falamos de grandes marcas, podemos perceber que as pessoas associam as cores a determinado tipo de comportamento.
Alguns especialistas do No Film School fizeram um compilado de significados e significantes comumente ligados a determinadas cores:
Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra e violência.
Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza e feminilidade.
Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença e perigo.
Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo e flamejante.
Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade e destruição.
Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia e depressão.
Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade e intimidade.
Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade e simplicidade.
Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso e raiva.
Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico e estéril.
Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante e tecnológico.
Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade e grandeza.
Sempre faça testes!
Fazer um teste é fundamental, por isso busque sempre a ajuda de um profissional, seja na hora de definir o logo da sua marca ou na hora de definir a comunicação visual e a ambientação visual do seu negócio.